sábado, 30 de julho de 2022

30 de julho: Dia Mundial do Bordado

Dia Mundial do Bordado

A técnica que existe há séculos em culturas e sociedades diferentes é celebrada sempre em 30 de julho, que marca o Dia Mundial do Bordado.

Para a data a Prefeitura de São Pedro (SP) criou um evento no Parque Maria Angélica (Municipal) com artesanato, exposição, música e muito mais, das 12h00 às 17h00. 

Há tempos, São Pedro (SP) já foi chamada de Capital do Bordado do Estado de São Paulo. Hoje quem sustenta o título é Ibitinga (SP).

Criação da data

O primeiro Dia Mundial do Bordado aconteceu no ano de 2011 por iniciativa do Täcklebo Broderiakademin (Academia de bordado de Täcklebo) em Vismarlöv, na Suécia. A Academia une artistas, educadores, curiosos e historiadores afim de promover o bordado como expressão artística e conscientizar sobre a tradição da técnica. A criação desse grupo surgiu com o propósito de criar uma comunidade para fortalecer laços de quem trabalha com bordado.

A ideia de criar o dia mundial do bordado veio da vontade de unir pessoas de outros países com o mesmo interesse e celebrar a técnica como ato de criatividade. 

No manifesto que foi criado para a data, o bordado é reconhecido como importante ferramenta social para retratar injustiças vividas por diversos povos e também a importância da técnica para expressar o tempo de várias gerações.

Leia aqui o manifesto em inglês: https://tacklebony.files.wordpress.com/2012/06/embroidery_manifesto_-english.pdf

São Pedro (SP) tem uma grande tradição do Bordado Ponto Cruz em sua história, iniciado e perpetuado por Dona Ana Hermelinda, uma das primeiras bordadeiras da cidade, que incentivou e ensinou várias discípulas para essa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIDADANIA ITALIANA: Mudanças vem por aí!

Sabemos que a cidade de São Pedro (SP) foi "povoada" por italianos, que vieram para a cidade no final do século 19 e início do séc...