quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Quem foi São Pedro que dá nome à cidade?

Quem foi São Pedro que dá nome à cidade?
Pedro foi o primeiro, entre os discípulos, a professar a fé em Jesus Cristo e também a dar testemunho da sua pregação, morte e ressurreição; ele foi chamado a reunir e guiar a comunidade apostólica. O martírio deste primeiro Bispo de Roma é recordado em 29 de junho, junto com São Paulo.  

Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André; com Tiago e João, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.

Caminhando ao lado do Messias, Pedro emerge como um homem simples, irrequieto e, às vezes, até impulsivo. Vez por outra, fala e age em nome dos Apóstolos; não hesita em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre a sua pregação ou parábolas, como também o interroga sobre várias questões.

Foi o primeiro a responder ao Mestre, diante da pergunta aos discípulos: “Também vocês querem ir embora?”. O Mestre fez esta pergunta depois de falar na Sinagoga de Cafarnaum, suscitando transtorno entre os discípulos; de fato, muitos deles, daquele momento em diante, decidiram não segui-lo mais. Então, Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Somente tu tens palavras de vida eterna; nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6,67-68).

A confissão de Pedro

Em Cesareia de Filipe, quando Jesus pergunta aos seus “E vós, quem dizeis que eu sou?”, Pedro afirma: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). E Jesus lhe disse: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18-19).

Eis o encargo que Pedro recebeu: governar a Igreja. Os Evangelhos revelam que Jesus quis confiar a sua Igreja a um pescador instintivo e com pouca instrução, que, às vezes, não sabia ver a vontade de Deus: ele protestou quando Jesus falou sobre a sua Paixão; não queria que Jesus lhe lavasse os pés na Última Ceia, por ser um gesto tão humilde por parte do Mestre; negou, por três vezes, conhecer Jesus, depois de ser capturado.

No entanto, os Apóstolos reconhecem a função que Jesus lhe confiou e ele toma diversas iniciativas. Na manhã de Páscoa, informado por Maria Madalena que o corpo do Mestre tinha desaparecido do sepulcro, foi lá, às pressas, com outro discípulo. Mas, este, chegando antes que ele, deixa, por respeito, que Pedro entre por primeiro.

A missão de Pedro

Após a Ressurreição, os Apóstolos se reuniam em cenáculos, onde o Mestre, às vezes, lhes aparecia. Cada um retoma a própria vida diária; Pedro, volta a se ocupar da sua barca e redes. Foi precisamente depois de uma noite inteira, sem pescar, que o Mestre lhe aparece mais uma vez (Jo 21,3-7); pede-lhe para apascentar seu rebanho e lhe prediz com qual morte seria glorificado (Jo 21, 15-19).

Depois da Ascensão, Pedro torna-se o ponto de referência dos Apóstolos e dos primeiros seguidores de Cristo; começa a falar em público, a pregar e a fazer curas. Foi convocado, preso e solto, diversas vezes, pelo Sinédrio, obrigado a aceitar a autoridade, com a qual falava; e o povo, entusiasta em torno a ele, aumentava cada vez mais.

Pedro começa a ir, de cidade em cidade, transmitir a Boa Nova. Mas, volta sempre a Jerusalém; ali, certo dia, aparece Paulo a ele e aos outros Apóstolos, falando sobre a sua conversão.

Pedro e Paulo tomam, depois, estradas diferentes, sem poupar esforço nas várias viagens. Porém, ambos sempre se cruzam pelas ruelas de Jerusalém. Pedro confronta-se muito com Paulo, aceita suas observações e considerações; com ele discute também sobre as orientações a serem adotadas pela Igreja nascente. Por fim, os dois Apóstolos voltam a se encontrar em Roma.

Bispo de Roma

Pedro confirma a fé da comunidade cristã e a dirige. Durante a perseguição de Nero, foi preso e, depois, crucificado de cabeça para baixo, por seu desejo. Segundo a tradição, o martírio de Pedro deu-se no dia 29 de junho do ano 67. Pedro morreu no Circo de Nero, na colina Vaticana. Sobre sua sepultura surgiu a Basílica de São Pedro.

Padroeiro dos Pescadores

São Pedro também é tido como o santo padroeiro dos pescadores. Em algumas procissões marítimas, é feita a benção dos anzóis: depois das orações, um anzol é jogado no mar para pedir a São Pedro um ano abençoado para os pescadores.

Fonte: https://osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-celebra-sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos/

Música sampedrense: Bete Bissoli e seu Môio di Repôio

MÔIO DI REPÔIO

(Bete Bissoli)

Vô ensiná uma receita caipira, pra vossuncê prepará
Os ingridiente são muito simprinho, capricho é o principar
Môio de repôio no aio e óio, esse é o nome do prato
Módi fazê é bem facinho, basta sabê dá um trato.
Mantenha um zóio oiando a panela, otro zóio na janela. (2 x)

Arrume a mesa com muito carinho, ponha um vaso de flor
Muito importante é um cafezinho, a fumegá no coador.
Carcule o tempo pra num errá, seu tempo e o tempo do moço
Pegue a cuié e o aventar, vamo fazê esse armoço.
Mantenha um zóio oiando a panela, otro zóio na janela. (2 x)

Soque cinco aio mai bem socadinho, misturadinho cum sar
Frite o aio no óio quentinho, pique um repôio bem fininho.
Fogue o repôio no aio e óio, põe mastumati pro môio
É pra servi com rois e melete, té que a fome se aquiete.
Mantenha um zóio oiando a panela, otro zóio na janela. (2 x)

Diz que comê, diz que coçá, diz que é só começá (BREQUE)
Chame o rapaiz pra armoça.


Môio di Repôio, de Bete Bissoli, faz parte do CD Afinados com a Viola, gravado pela
dupla Moacyr e Sandra. A música já foi tema de abertura de programas sertanejos em
rádio, em aula de linguística em faculdade e, por mais de 2 anos, tema musical do
quadro de receitas caipiras da Dona Tatá, no programa Terra da Padroeira, na TV
Aparecida.

Novembro de 2004

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Feriado de 7 de Setembro em São Pedro

Feriado de 7 de Setembro em São Pedro
Hotel Fonte Colina Verde em São Pedro (SP)
Hotel fazenda, localizado em uma área verde de 200 mil m², tem lazer para todas as idades e oferece cortesia para duas crianças até 12 anos no feriado da Independência

As férias acabaram e já está todo mundo pensando no próximo feriado, certo? O feriado de 7 de setembro é o primeiro feriadão do segundo semestre. O Dia da Independência cai em uma quinta-feira e quem puder emendar a sexta-feira vai ter quatro dias de folga. Delícia, não?

O Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro, interior de São Paulo, já está com tudo programado para os hóspedes curtirem esses dias de folga da melhor forma possível com muitas atrações, atividades de lazer em contato com a natureza e uma gastronomia deliciosa.

O mês da Independência irá contar com gastronomia brasileira com comidas típicas, festival de massas, feijoada aos sábados, pagode na piscina, música ao vivo e a noite, jantar dançante.

A programação de lazer é para todas as idades. Quem gosta de estar em contato com a natureza vai poder relaxar com caminhadas pelas trilhas do hotel que fica em uma área de proteção ambiental de mais de 200 mil m² com bosques e nascentes. 

Adultos e crianças adoram o passeio de trenzinho e a ida até a fazendinha para alimentar e ordenhar os animais que vivem por lá. Têm também passeios a cavalo, pescaria, show de circo e muitas outras atrações. Sem falar no parque aquático que é um dos mais completos do interior de São Paulo com 10 piscinas sendo 4 aquecidas, ótimas para relaxar no inverno sem passar frio.

O Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro, é uma ótima opção para quem quer fazer uma viagem curta no feriadão sem se preocupar com estradas congestionadas. A cidade de São Pedro fica a apenas 180 km da capital paulista e bem próxima também de Campinas e é muito procurada por turistas que curtem cachoeiras, balonismo, tirolesa, passeios de jipe e voo livre.

Pacote 7 de setembro: No feriado, o Colina Verde está oferecendo cortesia para duas crianças até 12 anos. O pacote de quarta a domingo (6 a 10) está a partir de R$ 4.400,00 o casal mais duas crianças até 12 anos com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Já quem pode viajar somente na quinta, dia 7, tem como opção o pacote de 3 noites a partir de R$ 3.300,00 o casal com pensão completa.

Informações e reservas: 0800 13 1009 / (19) 3481 9999 / (19) 99839 0071 (WhatsApp) ou pela internet www.hotelcolinaverde.com.br

GTA capacita agentes de viagens em São Pedro (SP)

GTA capacita agentes de viagens em São Pedro (SP)
Agentes de Viagens em São Pedro (Foto: Divulgação GTA)
Treinamento em São Pedro (SP) reuniu agentes da Baixada Santista. A GTA – Global Travel Assistance avança a passos largos rumo à meta de capacitar 9 mil agentes de viagem até o fim de 2023.

Isso porque, no período de apenas uma semana, 128 profissionais tiveram a oportunidade de reciclar conhecimentos sobre seguro viagem. Isso foi possível em eventos realizados no estado de São Paulo, por meio de parceria com a rede Enjoy.

Entre os dias 24 e 26 de agosto, agentes atuantes na região da Baixada Santista participaram de treinamento ministrado pelo coordenador nacional de vendas, Rogério Esteves, com direito a hospedagem no Enjoy São Pedro Thermas Resort, na cidade de São Pedro (SP). O representante de Santos (SP), Eduardo de Almeida Silveira, conduziu a equipe.

“O compromisso com a qualificação do trade está no nosso DNA e resulta em um amadurecimento da cultura do seguro viagem no Brasil. É gratificante testemunhar a consolidação de uma grande rede de conhecimentos setoriais”, reforça Celso Guelfi, presidente da GTA.

Fonte: https://diariodoturismo.com.br/gta-capacita-128-agentes-em-uma-semana/


CIDADANIA ITALIANA: Mudanças vem por aí!

Sabemos que a cidade de São Pedro (SP) foi "povoada" por italianos, que vieram para a cidade no final do século 19 e início do séc...